Comparativo entre a Alvenaria Convencional x Light Steel Framing
EXPLICAÇÃO DE UMA PAREDE EXTERNA NO LIGHT STEEL FRAMING
- RAPIDEZ
- FLEXIBILIDADE NO DESIGN
- CUSTA IGUAL AO CONVENCIONAL E TEM MELHOR CONTROLE DE ORÇAMENTO
- DURABILIDADE
- SUSTENTABILIDADE
- ORGANIZAÇAO DO CANTEIRO DE OBRAS
Últimas postagens
Construção em Steel Frame chama atenção em São José dos Campos/SP
Construção com método Light Steel Framing em meio a um terremoto
Comparativo entre a Alvenaria Convencional x Light Steel Framing
Curta nossa página!
Comparativo entre a Alvenaria Convencional x Light Steel Framing
Alvenaria Convencional
Fundação: representa entre 10% e 15% do custo total da obra. Para terrenos acidentados, pode atingir valores maiores.
Fundação: distribuição com cargas pontuais.
Utiliza produtos que degradam o meio ambiente: areia, tijolo, brita, etc. É um sistema ecologicamente correto.
Durabilidade acima de 300 anos.
Estrutura em concreto armado. Sua qualidade é determinada por fatores inconstantes como mão-de-obra, temperatura, umidade do ar, matéria prima, etc.
Colocação de canos e eletrodutos com quebra de paredes, desperdício de materiais e retrabalho (executar a parede, quebrá-la e depois refazê-la nos locais onde passou-se a tubulação ou eletrodutos).
Canteiro de obra sujo ou com grande dificuldade para manutenção de limpeza.
O isolamento térmico é mínimo. Permite facilmente a passagem de calor pelas paredes. Custo de manutenção de temperatura alto.
Prazo de execução de obra longo e impreciso.
Grande utilização de água no processo construtivo.
Manutenção para reparos de defeitos ocultos (vazamentos, infiltrações, problemas elétricos, entupimentos, etc) difícil, exigindo quebra de paredes, sendo um trabalho demorado (quebrar, consertar, preencher espaço aberto, esperar secar a massa, retocar com massa corrida, lixar, pintar ou rejuntar) e que não garante o resultado final de acabamento perfeito.
Ampliações ou reformas demoradas, gerando na maioria dos casos transtornos e inconvenientes, com desperdício de materiais e sujeira.
Preço por metro quadrado para a construção similar ao Sistema Steel Frame.
Pintura feita em superfície ondulada e imperfeita
Steel Framing
Fundação: representa entre 5% e 7% do custo total da obra. Para terrenos acidentados, tem custo muito inferior ao sistema convencional.
Fundação: distribuição de cargas lineares
O aço, por exemplo, parte integrante do sistema em steel frame, é um dos produtos mais reciclados em todo o mundo.
Durabilidade acima de 300 anos. Existem construções nos EUA com mais de 250 anos ainda em funcionamento.
Estrutura em aço galvanizado. Produto com certificação internacional. Obedece aos mais rigorosos conceitos de qualidade.
Colocação de canos e eletrodutos sem desperdício e sem retrabalho.
Canteiro de obra limpo e organizado.
O isolamento térmico é máximo. Em função da lã de vidro colocada em todas as paredes e forros, além de outras camadas, passagem de calor é dificultada pelas paredes. Custo mínimo ou inexistente para manutenção de temperaturas.
Prazo de execução até 1/3 menor e com maior precisão.
Utilização mínima de água no processo construtivo (somente utilizada nas fundações). O processo é conhecido no Brasil, também, por sistema construtivo “a seco”.
Manutenção simples de defeitos ocultos, com a retirada do revestimento interno, localização imediata do problema, conserto, e recolocação do revestimento, retoque e pintura simples.
Ampliações e reformas rápidas e limpas, inclusive com a possibilidade de reaproveitamento da maioria dos materiais.
Preço por metro quadrado similar a alvenaria convencional. Ao avaliar custos diretos e indiretos, em muitos casos o sistema steel frame é mais econômico.
Pintura feita em superfície plana e lisa.
Resistência ao fogo
Segurança ao fogo – não queima ou adiciona combustível para o alastramento do fogo em uma casa. Segue as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros.
Conclusão
O sistema Light Steel Framing é uma proposta de construção que alia rapidez com o diferencial competitivo técnico, mercadológico e de negócios. A siderurgia brasileira, juntamente com o apoio do CBCA, vêm trabalhando intensamente no desenvolvimento desse sistema construtivo no país. Podemos citar como exemplo desse esforço a USIMINAS, que buscou, com sua coligada Argentina, SIDERAR, o conhecimento da tecnologia e do desenvolvimento de mercado, além de adquirir expertise nos Estados Unidos e Japão.
Outro passo importante na consolidação do Light Steel Framing foi o comprometimento do setor siderúrgico, juntamente, com os demais fabricantes de materiais para o sistema, no desenvolvimento da tecnologia, através do aprimoramento das técnicas construtivas e da aplicação dos materiais para a realidade do mercado brasileiro, além de ações como o desenvolvimento de montadores e o treinamento de mão de obra técnica, arquitetos e engenheiros.